RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ PRECISA SE TORNAR UM ESPECIALISTA SEIS SIGMA

Você já deve ter lido ou, no mínimo, ouvido falar de que o mercado de trabalho anda saturado. Muitos advogados para poucas ações, muitos engenheiros para poucas construções, muitos corretores imobiliários para poucos investimentos na área patrimonial…

Tudo isso ocorre por dois principais motivos: além da crise econômica que se alastra no país, as pessoas não tem em mente um plano de carreira concreto, definido. Muitas, por mera dúvida do que fazer com a vida, acabam escolhendo uma qualificação apenas para não ficar sem um diploma. Dessas pessoas é comum ouvir a frase “escolhi o curso pois não sabia o que fazer e não queria ficar parado(a)”. Mais comum ainda é ouvir a famosa frase “eu me arrependi”.

Para ter uma vida profissional satisfatória, uma carreira de sucesso, é necessário ambição e investimento. É necessário, além de tudo, ter conhecimento das necessidades do mercado atual a fim de não ser só mais uma estatística de desempregados com diploma de faculdade na parede.

Indo no caminho oposto das profissões saturadas e desvalorizadas atuais, uma área vem ganhando grande espaço e, a cada dia que passa, aumenta a demanda de profissionais da área: o setor de qualidade da empresa. Os empreendedores brasileiros já compreenderam o que há muito tempo foi identificado e, desde então, aplicado pelas instituições gringas: é necessário investir em um sistema de qualidade para diminuir os erros de produção, o que terá como consequência direta a diminuição de prejuízos e aumento de lucros.

Nesse sentido, a Revista Exame elencou  65 carreiras promissoras para 2017, sendo uma delas o Executivo da área de melhoria contínua, que mesmo sendo uma profissão relativamente nova no Brasil, vem cada vez ganhando mais espaço e enorme procura, pois permite que o negócio funcione de forma eficaz, o que vem gerando a sua valorização. A mesma reportagem informa que conhecimento do Sistema Seis Sigma e certificação como Blackbelt são requisitos que mais se procuram nos perfis dos profissionais da área!

Mas, afinal, o que é um especialista seis sigma?

Continue lendo o artigo e descubra o que é e como fazer para se tornar um especialista na área de qualidade e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho!

ESPECIALISTAS SEIS SIGMA.

Um especialista Seis Sigma é um profissional extremamente qualificado e profundo conhecedor de técnicas e ferramentas que otimizam e ajudam a melhorar os processos de uma instituição. São indivíduos que possuem a habilidade de erros ou defeitos em processos realizados em um negócio e corrigi-los, aplicando as metodologias adquiridas através do Certificado Seis Sigma.

O sistema é tão organizado e eficiente que divide os especialistas por níveis de habilidades. São eles:

  • White Belts: É o nível padrão, básico. Normalmente, para adquirir o certificado é necessário somente um dia de treinamento, onde é ministrado os conceitos gerais de implementação do Sistema 6 Sigma e temas adicionais relacionados à liderança. Não participa diretamente dos projetos implementados pelos profissionais dos níveis acima, apenas auxiliam e dão suporte aos projetos globais.
  • Yellow Belts: Consistem normalmente em 2 (dois) dias de treinamento. Possuem um pouco mais de habilidade e conhecimento que os White Belts, por isso, participal dos projetos globais como membro do time de qualidade.
  • Green Belts: São os profissioais que receberam treinamento fundamental em Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar – os blocos de construção de execução do projeto. Eles operam sob a supervisão de um superior (o especialista Black Belt, que veremos a seguir), analisando e resolvendo problemas de qualidade. Os Greens Belts devem participar frequentemente de reuniões com os seus supervisores Black Belts, para rever o progresso do projeto e procurar aconselhamento.
  • Black Belt: É, em síntese, um profissional Green Belt que mostrou um talento real na aplicação do sistema e avançou um nível de habilidade. Entretanto, eles também necessitam de um treinamento adicional em ferramentas de análise mais aprofundadas sobre a aplicação do Sistema Seis Sigma, diverso do aplicado aos profissionais dos níveis abaixo. Um Black Belt domina as filosofias e princípios do sistema supra, incluindo apoio ao sistema e ferramentas de qualidade. São os “supervisores” dos profissionais Green Belts, devendo treiná-los e guiá-los na organização de diversos projetos.
  • Master Black Belt: Pode-se afirmar que o referido profissional é a soma de todos os Belts dos níveis abaixo além de possuir outras habilidades como entender teorias matemáticas, ferramentas de estatísticas. Devem ter uma excelente comunicação e facilidade de ministrar treinamentos para os demais profissionais. Atua como um consultor interno e trainer e está envolvido estrategicamente e táticamente com a melhoria de processos. Seria a mente responsável pela implementação do sistema Seis Sigma em uma instituição. O processo para se tornar um Master Black Belt inicia-se de um a dois anos após completar o curso de Black Belt.

Ao investir em sua carreira e tornar-se um especialista Seis Sigma, você garantirá:

  1. Caso esteja empregado, há uma melhor chance de ser promovido: O profissional que investe em sua capacitação e adquire habilidades, mostra aos empregadores o seu compromisso empresarial, para o seu domínio e para o avanço profissional. Especialistas Seis Sigma são, portanto, estrelas em qualquer organização que implementa o sistema em voga, ou até mesmo, que toma conhecimento das ferramentas e retornos ocasionados pela metodologia. Para esses profissionais, as promoções podem vir espessas e rápidas.
  2. Você será capaz de encontrar emprego em qualquer indústria: São inúmeras as áreas que são aplicáveis as ferramentas e habilidades do Sistema Seis Sigma, não se limitando somente a empresas de bens, sendo possivelmente usar a referida metodologia na indústria de serviços. Os especialistas com certificado Seis Sigma serão capazes de encontrar empregos abundantemente em qualquer indústria de sua escolha. Tal ferramenta tem sido aplicada com sucesso na área aeroespacial, eletrônica, telecomunicações, serviços bancários e financeiros, TI, RH, marketing e inúmeras outras indústrias.
  3. Obtenha experiência prática na área de Gestão de Qualidade: Ao contrário da maior parte dos cursos de qualidade no mercado, um especialista seis sigma é submetido não só a aulas teórias, mas também a treinamentos práticos, além da implementação de princípios teóricos para os casos com que irá se deparar na vida real. Como um especialista com certificado Seis Sigma, você ganhará experiência valiosa, mesmo antes de entrar na força de trabalho.
  4. Retorno do investimento: Escolhendo o curso certo e dedicando-se com o objetivo de se tornar um especialista de destaque na área, o retorno financeiro é inevitável!
Salario anual de especialistas seis sigma

Salário Anual de Especialistas Green, Black e Master Black Belts nos EUA. Fonte na imagem.

 

Conclusão

Quando se quer almejar algo, dedicação, investimento, disciplina, são sempre necessários. Realizar escolhas que implicarão resultados para o resto da sua vida ou pelo ao menos para uma boa parte dela, baseado em incertezas, é pior do que não tomar decisão alguma.

Você aplica tempo, esforço físico e dinheiro em algo que você não obterá retorno. As más escolhas também acarretarão resultados negativos em sua vida. Vide exemplo dos diversos funcionários públicos que, visando as garantias constitucionais aos cargos públicos (como estabilidade, por exemplo) hoje sofrem com salários atrasados, estagnados, e laborando em condições precárias.

O Mercado de Qualidade cada vez mais necessita de profissionais capacitados, sendo uma área abrangente e com necessidade de mão de obra constante.

Por isso, a qualificação na área é um investimento e tanto para deslanchar em uma promissora carreira e adquirir realização profissional! Torne-se você também um especialista! Participe do Curso de Black Belt!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *