WHITE BELT LEAN SEIS SIGMA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Tudo sobre White Belt Six Sigma aqui no Curso de Black Belt. O Sistema Lean Seis Sigma vem se tornando a cada dia que passa a metodologia mais procurada pelas empresas, tanto as de grande quanto as de pequeno porte.

Essa procura se dá pelo gigante sucesso e retorno que esse método vem dando para aqueles que o introduziram em suas companhias. A redução de custos, satisfação dos clientes e aumento dos lucros são os maiores dos inúmeros resultados que esse método traz.

Cientes disso, muitas pessoas (sejam elas trabalhadores em busca de uma melhor qualificação para o mercado de trabalho ou até mesmo empresários que estão em busca de uma melhor qualidade para seus negócios) estão procurando entender melhor e se aprofundar para compreender o porquê de tanto sucesso e, o mais importante, como usufruir disso.

Para tal, o conhecimento básico do sistema é necessário. Ter um primeiro contato com a história, fundamentos e estrutura do sistema 6 sigma além de conhecer os principais métodos por ele aplicado é indispensável.

Buscar tais assuntos na internet pode ser uma opção. Porém, o próprio sistema possui uma certificação para aquela pessoa que quer ter uma visão a fundo do sistema (e isso prova o quão completo o Seis Sigma é): White Belts.

O QUE É UM WHITE BELT?

White Belt é a pessoa que tem um entendimento dos fundamentos básicos do Sistema Lean Seis Sigma. Podem ser funcionários operacionais da empresa ou até mesmo outras pessoas que queiram entender como funciona o sistema e quais os seus benefícios.

É o nível de entrada no mundo do 6 Sigma, além de preparar aqueles que queiram eventualmente avançar no ranking do sistema (ou seja, tornar-se um green belt, black belt ou até mesmo master black belt).

Os Whites Belts não desenvolvem projetos. Porém, por possuírem um conhecimento de como funciona o sistema, eles estão aptos para ajudar os profissionais Yellow Belts, Green, Black e Master Black Belts na condução de projetos.

A principal dúvida que surge em quem está tendo o primeiro contato com o Sistema Lean Seis Sigma é qual a diferença entre um White Belt e Yellow Belt, tendo em vista que os treinamentos para tais certificações são destinados a darem um conhecimento do conceito e fundamentos da metodologia aos profissionais.

Pois bem, a diferença é simples. O White Belt atende aos profissionais de nível operacional da organização, que aplicarão o conhecimento adquirido no curso nas suas atividades rotineiras (ou também para qualquer outro que queira apenas ter um conhecimento de como funciona o sistema).

Já o Yellow Belt é destinado aos profissionais de nível tático, podendo até desenvolverem pequenos projetos que sejam realizados apenas na sua área de atuação.

O treinamento para tornar-se um White belt normalmente é iniciado e concluído no mesmo dia.

PARA QUEM É DESTINADO UMA CERTIFICAÇÃO WHITE BELT?

Esse é um questionamento comum para quem está conhecendo a Metodologia Lean Seis Sigma e a resposta é simples e objetiva: qualquer pessoa pode ser um White Belt.

Conforme já elucidado, essa certificação tem por objetivo garantir uma noção de como funciona o sistema e, até mesmo, tornar o profissional apto para auxiliar os condutores de projetos. Logo, uma certificação White Belt é recomendada para:

  • Líderes que queiram obter um conhecimento do Seis Sigma para então buscar profissionais capacitados que implementem um projeto;
  • Gerentes que queiram aprender mais sobre melhoria de produtividade, aprimorar o desempenho diário e realizar mudanças organizacionais em busca de uma melhor qualidade;
  • Empresas que já estão implementando um processo Seis Sigma por um dos profissionais capacitados para tal e queiram disponibilizar uma certificação White Belt a um grupo de funcionários que apoiarão o projeto;
  • Qualquer pessoa que procure uma melhor compreensão conceitual do Lean Seis Sigma e de como funciona.

Ou seja, se você tem ciência de que a melhoria da qualidade em uma empresa é importante para gerar bons resultados, sabe que outras empresas já obtiveram resultados positivos com o Seis Sigma e quer compreender como isso é possível, obter uma certificação White Belt é o primeiro passo.

Registre-se que tornar-se um White Belt não significa que você estará apto para criar projetos e aplicar em instituições. A certificação é destinada para ter um conhecimento do Sistema Lean Seis Sigma e, após ter conhecimento dos benefícios do sistema, buscar ajuda de profissionais para tal (ou, até mesmo, subir no ranking dos Belts).

COMO SE TORNAR UM WHITE BELT?

Para se tornar um Profissional com certificado White Belt é necessário realizar um curso específico para tal.

Esse treinamento normalmente é de 4 horas, podendo ser realizado em um único dia. Se você é um funcionário, pode conversar com o seu gerente para verificar a possibilidade de disponibilizar um treinamento White Belt para um grupo ou, até mesmo, todos os funcionários operacionais, mostrando a ele os benefícios do Seis Sigma.

Se você é um empregador ou gerente que está buscando como melhorar a produção e qualidade da sua empresa, pode estar realizando o treinamento até mesmo de forma online. Depois disso, disponibilizar a mesma capacitação para os seus funcionários pode ser um investimento necessário para que eles também possam ter conhecimento desse sistema de melhoria. Afinal, eles são a engrenagem do seu empreendimento.

É possível encontrar várias empresas que disponibilizam tal treinamento com emissão de certificado de forma online. Sempre procure optar por profissionais capacitados para tal e que sejam renomadas no mercado.

WHITE BELT E O MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Os profissionais de melhoria contínua estão na lista de profissões mais promissoras para o ano de 2017. Isto porque o mercado já percebeu que a qualidade em uma empresa gera bons frutos, além de ser o diferencial na concorrência.

Mesmo ciente de que esse controle de qualidade é necessário, muitos gerentes e executivos ainda não possuem conhecimento de como aplica-lo em suas organizações.

Por essa razão, um profissional White Belt é importante para fazer esse primeiro contato, apresentar a existência de um controle de qualidade eficaz e ajudar a difundir o sistema nas instituições.

Apesar de não possuírem a capacidade técnica para conduzir um projeto, possuir uma certificação White Belt pode ser o diferencial no currículo de um profissional, demonstrar interesse em melhorar os resultados da empresa e, até mesmo, propiciar o primeiro contato do empregador com a metodologia Lean Seis Sigma.

CONCLUSÃO

Para uma sociedade eficiente, capacitação é necessária. E não se trata de obter um diploma em alguma universidade renomada. Infelizmente, muitas pessoas com esses diplomas encontram-se sem um emprego.

O controle de qualidade é o diferencial dentro de uma organização. Logo, profissionais dessa área tendem a ser mais cotados no mercado de trabalho.

Tendo isso em mente, obter um certificado White Belt pode ser o diferencial para ter o primeiro contato com o Sistema Lean Seis Sigma e obter uma capacitação mais valorizada ou até mesmo adquirir o conhecimento necessário para perceber os inúmeros resultados positivos dessa metodologia e implementá-la em sua organização.

Somente com treinamento capacitado é possível transformar as melhores intenções em bons resultados!

GREEN BELT LEAN SEIS SIGMA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Os profissionais Green Belt são extremamente procurados por conseguirem aplicar as metodologias lean seis sigma sendo, inclusive, uma das carreiras mais promissores para 2017.

O Sistema Lean Seis Sigma (ou Metodologia Seis Sigma) já conseguiu mostrar seu sucesso no mercado atual, gerando grande satisfação em empresas de grande e pequeno porte através das suas metodologias usadas para melhorar a qualidade de produção e dos processos das instituições.

Sabendo disso, a procura por profissionais capacitados que consigam alcançar a melhoria nos processos das companhias através dos métodos do sistema Lean Seis Sigma é gigante.

Mas, afinal, o que faz um Green Belt e qual é, de fato, a importância desses profissionais nos dias de hoje?

 

O QUE É UM GREEN BELT E QUAL A SUA FUNÇÃO?

A tradução literal da expressão é “faixa verde”. Assim como nas artes maciais onde as cores das faixas servem para diferenciar o ciclo de aprendizagem de um praticante, no Sistema Seis Sigma essas faixas (belts) servem para simbolizar a graduação do profissional.

Um profissional Green Belt é o 3º do ranking de 6 sigma (ficando atrás dos Black Belts e Master Black Belts). Como já elucidado, ele consegue desenvolver projetos e é habilitado para aplicar as metodologias lean seis sigma.

Em seu projeto, o profissional deverá observar o funcionamento dos processos da empresa, entender como funcionam para, então, melhorá-los (ou, se necessário, criar um novo processo) através dos seus dados.

Você deve estar se perguntando o seguinte: se todos os profissionais acima citados podem conduzir um projeto, qual a diferença básica entre eles?

Pois bem, o Master Black Belt é mais fácil de identificar. São aqueles coordenadores, os que ditam como seguirá o projeto de qualidade, além de serem capacitados para ministrarem treinamentos e ajudar os Black Belts e Green Belts na condução dos seus respectivos projetos.

A maior confusão é feita entre os Black Belts e Green Belts, pois são ambos os responsáveis pela condução dos projetos e aplicações metodológicas. O primeiro é capacitado para desenvolver projetos de complexidade alta, que duram em média 4 a 6 meses, sendo um “líder” para o Green Belt.

Já os Green Belts, são responsáveis pela condução de projetos medianos, que levam de, em média, 3 a 4 meses para sua conclusão.

Mas atenção: Para se tornar um profissional Black Belt é indispensável a obtenção de uma certificação Green Belt. Ou seja, você precisa ser Green Belt caso queira crescer na pirâmide seis sigma.

Além disso, os profissionais Green Belts, na grande maioria das vezes, mantêm os seus papéis dentro da empresa (ou seja, fazem parte do corpo de funcionários), a fim de garantir a continuidade da qualidade alcançada. Muitas vezes, podem até já ser profissionais que obtiveram o certificado após estar na empresa, podendo até ter ocorrido por solicitação desta.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL GREEN BELT ?

 

Quando há algo de errado com o nosso corpo, sempre procuramos um médico a fim de diagnosticar o que está ocasionando o problema. Sentimos a dor, sabemos que algo não está certo, mas não conseguimos identifica-la precisamente e, muito menos, trata-la adequadamente. Muitas vezes, sequer sabemos que estamos doentes, acabamos descobrindo em um daqueles check ups anuais (ou que deveriam ser anuais).

A importância de um Green Belt para uma empresa é, simplesmente, a mesma que a de um médico para o nosso corpo. Do mesmo modo que muitas vezes nem sabemos que estamos com alguma disfunção, as empresas também podem desconhecer as variáveis existentes em seus processos.

E, convenhamos, todas as empresas têm problemas, o que varia é a quantidade desses problemas. Ter um profissional capacitado para identificar e corrigir esses erros não é só aconselhável, mas sim, indispensável.

Essa é a importância de um profissional Green Belt: reduzir problemas, reduzir custos, aumentar a qualidade e, em consequência de tudo isso, aumentar os lucros.

O empreendedor que investe em seu negócio seja contratando um profissional Green Belt ou capacitando um grupo de funcionários para que desenvolvam as metodologias lean seis sigma em sua instituição terá, indubitavelmente, um retorno financeiro positivo.

COMO ESTÁ O MERCADO PARA UM PROFISSIONAL COM CERTIFICAÇÃO GREEN BELT ?

Todas as empresas sempre buscam redução de custos e aumento de lucros. Tendo isto em mente, os empresários já perceberam que necessitam da ajuda profissional a fim de manter a qualidade dos seus negócios pois, em caso de existência de problemas que interfiram diretamente na produção, os resultados financeiros poderão ser negativos.

Essa busca de qualidade se dá especialmente em tempos de crise, pois com o desequilibro econômico que muitas instituições vêm sofrendo, uma otimização e análise de pontos que podem ser melhorados para gerarem receita se faz necessária.

Por essa razão, o profissional de melhoria contínua veio elencado como uma das 20 profissões mais promissoras de 2017[1]. E, em relação a profissionais de melhoria contínua, a menina dos olhos de todos os empreendedores são aqueles que possuem certificação Seis Sigma, especialmente, aqueles que mantêm o seu papel dentro da empresa.

Outro fator importante é que um profissional Seis Sigma pode ser contratado em praticamente todos os setores, pois a Metodologia Lean Seis Sigma pode ser aplicada tanto para produtos quanto para serviços de diversas áreas.

QUAL O PERFIL BÁSICO DE UM GREEN BELT ?

Ter dedicação e vontade de aprender deve ser o requisito básico para alguém que queira se capacitar e obter certificação Green Belt em Lean Seis Sigma.

Além disso, a pessoa precisa estar ciente de que o trabalho em questão requer análise detalhada e precisa. Logo, o profissional deve ter destreza em analisar dados, ser proativo, organizado e saber lidar com problemas e dificuldades, tendo em vista que será isso que ele deverá solucionar. Criatividade também é um requisito importante, pois será ele quem deverá desenvolver meios para melhorar processos existentes ou, até mesmo, cria-los.

CONCLUSÃO

A obtenção de um certificado Green Belt Lean Seis Sigma é de enorme pertinência para quem deseja investir em sua carreira, buscando um diferencial em seu currículo e se destacando em meio a tantas outras pessoas que possuem diploma de ensino superior, sendo tal certificação obrigatória caso você almeje se tornar um Black Belt Lean Seis Sigma ou, até mesmo, um Master Black Belt.

Ademais, caso uma determinada empresa queira implementar a Metodologia Lean Seis Sigma, fornecer a certificação Green Belt a um grupo de seus funcionários seria um excelente investimento, uma vez que esses profissionais continuariam na empresa aplicando diariamente as técnicas decorrentes da capacitação fornecida.

Ser um profissional Green Belt te ocasionará vastas oportunidades de crescimento. E, para os empreendedores, ter um profissional com essa certificação em seus negócios, com certeza é um investimento que gerará bons frutos!